segunda-feira, 31 de maio de 2010

Campeonato Nacional Masters 2010

Mais um Nacional de estrada se passou, a novidade foi mesmo o local escolhido pela organização, Setubal foi onde se entregou os titulos nacionais, com um percurso de 40 kms cada volta bem duro a ter de se subir desde da praia da figueirinha até ás antenas no alto da Arrábida.



Os Masters C tinham de cumprir 1 volta e o titulo foi entregue ao antigo director desportivo da Equipa Maia, Manuel Zeferino.

Os Masters B tinham pela frente 2 voltas ao percurso, destaco um dos mais activos deste escalão, Fernando Duarte pelas várias tentativas de fuga que fez durante todo o percurso, saiu vencedor Luis Machado da equipa Viveiros Victor Lourenço, numa chegada em pelotão bateu sobre o risco de meta Humberto Silva da equipa do Almodovar e o inconformado Fernando Duarte a arrecadar o terceiro posto.

Nos Masters A a luta também foi dura desde da primeira volta, e este resumo acaba por servir para as três categorias, á partida estariam para cima de 150 ciclistas e com uma temperatura a rondar os 35 graus, na primeira passagem pelo o alto da arrábida estariamos apenas 40 ciclistas e ai a equipa de Zeferino pegou na corrida para não deixar nenhum dos seus adversários voltar a fazer parte do grupo principal, por isso posso dizer que a vitória do Zeferino tornou-se muito fácil de ser alcançada.

Na segunda passagem pela a arrábida destaca-se Fernando Duarte do Almodovar, Rui Rodrigues, Gualdim e Janela do CC Grandola e ainda José Rodrigues e José Silva este ultimo meu companheiro no CC Salvaterra, uma vantagem que não chegou a ter mais de 1' de vantagem já que no grupo de perseguição vinha a equipa de Machado a perseguir, o grupo acabaria por ser alcançado perto da entrada dos ultimos 15kms e até ao final houve várias tentativas de fuga sempre com a equipa de Sintra a anular as fugas conseguindo assim o objectivo de revalidar o titulo alcançado no ano passado através de Victor Lourenço que este ano ficou-se pelo 4º lugar. Á entrada da ultima volta estariam apenas 20 ciclistas na discussão do titulo e aproveitando bem o lançamento do sprint dos Masters B, Celso Pereira do Almodovar atacou ganhando rapidamente 30 segundos, a força no grupo era muito pouca e não havia equipas para fazerem perseguições. Foram havendo ataques e mais ataques e mais 3 ciclistas acabariam por se juntar ao Celso. Com essa situação o objectivo da minha equipa de revalidar o titulo alcançado por mim o ano passado ficava complicado, na aproximação da praia da figueirinha e porque eu já não estava nas melhores condições para voltar a vencer, procurei ajudar o meu colega Zé, fui atacando para tentar encurtar as distâncias para a frente da corrida, consegui com exito o objectivo, o seguinte passo era o Zé meter o seu ritmo pela subida acima e não mais parar. Assim foi, só o Rui Rodrigues o acompanhou e foi por muito pouco tempo, acabando por descolar ainda antes da subida para as antenas, até ao fim da prova só foi gerir o esforço e não deixar que o Rui se aproxima-se até á linha de meta, chegando com mais de 2' de vantagem.
José Silva

Rui Rodrigues

José Rodrigues

A minha prestação foi melhor do que estava á espera, depois de 20 dias anteriores ao Nacional ter feito apenas 6 dias de treino, descanso era quase nulo, era Giro de Itália, visitar a minha mãe, ir a casa jantar a correr e ir para o Tour da Califórnia e chegar a casa ás 2 da manhã, alimentação pouca coisa entrava e na ultima semana foi a desgraça, a minha mãe faleceu, treinei apenas 6f e sábado antes do nacional 3h em cada dia, mas a cabeça estava apenas e só para tentar esquecer a dor de ter perdido a minha mãe. Por tudo isto fico contente pelo meu 9º lugar e ter ajudado um companheiro meu a vencer
Brevemente meterei aqui as classificações finais

1 comentário:

  1. parabéns Paulo por esta descrição da prova no teu blogue, o mesmo não encontramos noutros sítios que acho que tinham o dever de o fazerem e não o fazem.Nuno Vieira

    ResponderEliminar