quarta-feira, 10 de março de 2010

Os seis emigrantes

ANO DE OURO PARA O CICLISMO PORTUGUÊS

O ciclismo português vive um momento importante, depois de várias notícias nos últimos meses que rodearam negativamente o nosso ciclismo, vem as boas notícias.
São seis os emigrantes lusos em equipas estrangeiras nesta nova temporada.

Sérgio Paulinho o mais experiente de todos, o medalhado de prata nos Jogos Olímpicos de 2004, saiu da Astana e da companhia do melhor ciclista do mundo da actualidade, Alberto Contador, para tentar levar Lance Armstrong á oitava vitória no Tour de France na equipa RadioShack. Um trabalhador por excelência que qualquer equipa do Pro-Tour gostaria de ter nas suas fileiras. Nunca esquecendo a vitória da etapa conquistada na Vuelta a Espanha. Estes e outros resultados fazem do Sérgio um dos 10 melhores ciclistas portugueses de todos os tempos.

Tiago Machado, jovem e um rebelde por natureza, como se costuma dizer, “um diamante por lapidar”, ciclista adaptado a qualquer terreno, é o actual campeão nacional de contra-relógio. Sérgio Paulinho apontou o dedo sobre o português e Bruynell o director máximo da RadioShack contratou-o. A revista PROCYCLING todos os anos aponta no inicio de cada temporada 4 jovens atletas como sendo na óptica desta famosa revista as revelações para 2010, Tiago Machado é um dos nomes apontados. Começou bem a época na Volta ao Algarve já demonstrou a sua qualidade tendo sido 3º no final da competição, apenas batido pelo Nº1 do mundo Alberto Contador, e por uma das grandes estrelas espanholas da actualidade, Luis Leon Sanchez.


Manuel Cardoso, actual campeão nacional de estrada, é o melhor sprinter português da actualidade. Espera-se uma grande temporada dentro da equipa espanhola da Footon-Servetto, aliás não podia ter começado melhor a época ciclista para Cardoso com uma estrondosa vitória numa etapa do Tour Down Under, batendo entre outros grandes nomes Alejandro Valverde. Na minha opinião mais um ou dois anos e Cardoso será um dos melhores do mundo, quem sabe já este ano no Tour ou Vuelta venha a provar essa situação. Mundial de estrada quem sabe, é mesmo ao seu jeito.


Rui Costa, está na Caisse d’Epargne pelo segundo ano consecutivo, um ciclista que já sigo desde da sua juventude de cadetes, ciclista sempre agressivo na sua maneira de ler uma corrida e atacar nos momentos certos, fazem dele umas das grandes figuras do nosso ciclismo e quem sabe num futuro próximo ainda nos dê mais alegrias no calendário estrangeiro, depois de um 2009 fabuloso e a sua estreia no Tour. Este pode muito bem ser um ano de confirmação, já confirmou que o seu rendimento continua muito bom com uma vitória numa das etapas do Challenge de Maiorca e um excelente 6º Lugar na Volta ao Algarve.

Nelson Oliveira, o mais jovem dos emigrantes lusos, contratado pela equipa espanhola Xacobeo Galicia após o seu brilharete nos mundiais de contra-relógio em 2009 onde foi vice-campeão mundial. Estará ao lado de Ezequiel Mosquera que é sem dúvida a estrela da equipa depois dos lugares honrosos nos últimos anos na Volta a Espanha. Será difícil termos o Nelson numa das 3 grandes voltas, mas esperamos que agarre a oportunidade nalguma das competições que venha a realizar ao longo da temporada onde exista contra-relógio, pois é ai a sua arma poderosa.

Vítor Rodrigues, sem duvida um dos mais emblemáticos ciclistas portugueses nos Sub23 dos últimos anos. Este ano contratado pela Caja Rural de Espanha. Um ano de adaptação para ele, esperamos que 2010 nos traga o Vítor que conhecemos nos anos em que foi por duas vezes consecutivas campeão nacional de estrada de Sub23, e quem saiba a sua equipa venha a estar presente na Vuelta e tenhamos lá o nosso atleta.



João Correia, realiza um sonho aos 35 anos, correr junto dos melhores do mundo e numa equipa de sonho, a Cervelo. Depois de ter abandonado o ciclismo á alguns anos atrás volto para cima de uma bicicleta e durante um período foi correndo apenas nos EUA na equipa norte americana Bissel, até que aparece a Cervelo e faz sonhar o João. Tem pela frente uma tarefa complicada pela frente, que será ganhar um lugar na equipa e estar presente nalgumas corridas importantes. A seu lado tem Carlos Sastre, Thor Hushoved, entre outros grandes ciclistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário